SAHISC

Dúvidas Frequentes

O que é Anestesia?

Anestesia é o estado de total ou parcial ausência de sensibilidade. Utilizam-se as diferentes modalidades anestésicas para que se torne possível a realização de cirurgias, exames diagnósticos e outros procedimentos nos quais possa haver dor ou desconforto ao paciente. Dentre os tipos de anestesia, destacam-se a anestesia geral, na qual o paciente além de não sentir dor, não tem consciência e necessita de suporte respiratório, e a anestesia regional, em que apenas uma região do corpo fica sob efeito anestésico.

Uma terceira possibilidade é a sedação, muito frequente em exames diagnósticos e em associação com anestesia regional. Nessa modalidade, o paciente perde a consciência mas mantém respiração espontânea, sem necessidade de intubação.

Quanto tempo dura uma Anestesia?

A anestesia dura o tempo necessário para que o cirurgião faça seu trabalho. Oferece, ainda, controle da dor por tempo variável após o procedimento. Aliás, atualmente há diversos recursos que proporcionam ótimo controle da dor pós-operatória.

Quem realiza a Anestesia?

A anestesia é realizada por médicos Anestesiologistas. Após os 6 anos do curso de Medicina é necessário realizar pelo menos mais 3 anos de especialização em Anestesiologia, por meio de residência médica.

O que faz um Anestesiologista?

O médico Anestesiologista é quem proporciona que cirurgias e procedimentos terapêuticos e diagnósticos ocorram de maneira segura e sem gerar dor e desconforto ao paciente. Durante o procedimento o Anestesiologista monitora o funcionamento adequado do organismo e, quando necessário, intervém com a finalidade de proporcionar a manutenção das funções vitais.

Quais os tipos de anestésicos são usados?

Existem diversos tipos de anestésicos gerais e locais. Os locais são depositados perto dos nervos ou sob a pele, enquanto anestésicos gerais são administrados pela veia ou por meio da respiração.

A escolha do anestésico vai depender do tempo cirúrgico, tipo de cirurgia e das condições de saúde e preferências do paciente. Depois de conhecê-lo, avaliar seus exames e se inteirar acerca da proposta cirúrgica, o Anestesiologista discutirá o caso com o paciente e, juntos, definirão a melhor abordagem anestésica.

Quem vai tirar minhas dúvidas sobre a Anestesia?

É na consulta pré-operatória com o médico Anestesiologista que todos os esclarecimentos serão feitos. O paciente deverá sair de lá com todas as suas dúvidas devidamente esclarecidas.

Cuidado com informação de pessoas não especializadas. Existem muitos mitos e desinformações sobre a anestesia.

Quem escolhe o Anestesista?

Você tem o direito de escolher o seu Anestesiologista. Normalmente, porém, os hospitais possuem Serviços de Anestesia com os quais o seu Cirurgião já está acostumado a trabalhar. Afinal, cirurgia é um trabalho de equipe

O que acontece no pré-operatório?

Antes de uma cirurgia eletiva, o paciente deve ser avaliado por um médico Anestesiologista. Nessa consulta, o Anestesiologista vai te entrevistar, examinar e conferir exames. Após isso, orientações acerca da anestesia serão feitas ao paciente. Os preparativos podem incluir raspagem dos pelos no lugar da operação, tomada de alguma medicação, orientações sobre jejum, entre outras.

O que fazer para garantir máxima segurança durante a anestesia?

Siga todas as orientações passadas durante a consulta com o Anestesiologista. Cumpra com rigor o jejum. Mostre ao Anestesiologista os nomes de todas as medicações que você toma ou tomou regularmente.

Em especial, enumere aqueles a que você tem ALERGIA. Serão removidas de sua boca quaisquer peças dentárias móveis, como dentaduras, pivôs, pontes, especialmente as de menor tamanho. Não use cosméticos ou produtos de beleza no dia da operação.

Não leve ao hospital, e muito menos para a Sala de Operações, anéis, pulseiras, relógios de punho e brincos, e retire alfinetes, grampos de cabelo, perucas, cílios postiços e outros objetos do tipo. Evite goma de mascar antes da cirurgia, pois isso aumenta o risco de náusea e vômitos depois da operação.

Se possível, pare de fumar o mais precoce possível antes da cirurgia. Se interromper o tabagismo não for possível, a redução no número de cigarros diários já traz benefícios.

O que é a sala de recuperação?

Quando termina a cirurgia, o Anestesiologista interrompe a administração dos anestésicos e inicia-se o processo de recuperação. Isso pode demorar alguns minutos ou algumas horas, dependendo da duração do procedimento, do tipo de anestesia e das condições do paciente. Durante este período, você ficará submetido aos cuidados da equipe de enfermagem sob tutela do Anestesiologista, a fim de se evitar e tratar possíveis complicações.

Em cirurgias de grande porte, o paciente poderá ser encaminhado para a UTI após o procedimento, sem necessidade de realizar o período de observação na sala de recuperação pós-anestésica.

O que vou sentir depois da Anestesia?

Depende muito da operação, do tipo de anestesia e de suas condições físicas. Graças às modernas técnicas de anestesia, os pacientes, normalmente, desfrutam de um período pós-operatório bastante confortável.

Qual o risco de uma Anestesia?

Graças aos avanços científicos e tecnológicos são RAROS, atualmente, os acidentes e complicações graves na Anestesia. O bom Anestesiologista está atento e preparado para diagnosticar e tratar possíveis intercorrências durante o procedimento anestésico-cirúrgico.

Tenho medo de Anestesia! E agora?

Todas as pessoas tem medo do desconhecido. É como viajar de avião. Quem nunca o fez, morre de medo. Outros, mesmo viajando sempre, também se preocupam. Mas milhares de voos são realizados no mundo todo, na mais absoluta segurança. Os poucos acidentes que acontecem são matéria para a imprensa divulgar com estardalhaço. Isso faz as pessoas a terem mais medo.

A mesma coisa acontece na anestesia: há medo do desconhecido e muitas divulgações alarmistas de raros acidentes. Como nas viagens de avião, diariamente são realizadas milhares de anestesias em todo o mundo, com segurança e êxito. Para isso, você deve se assegurar de que seu procedimento seja realizado por médicos qualificados. Confiar nos profissionais que vão te conduzir já ajuda a reduzir o medo da anestesia.

Quanto custa uma Anestesia?

Depende bastante da operação, do tempo de duração e da complexidade. Mas, se você é paciente particular, tudo será discutido com antecedência, sem surpresas. Se você possui algum convênio, serão seguidas as regras e exceções do plano de saúde.

Dor de cabeça após a Anestesia?

Após a raquianestesia há a possibilidade de haver, como complicação, um tipo de dor de cabeça que é conhecida como Cefaleia Pós-Raquianestesia. Atualmente, essa complicação é rara devido à modernização das agulhas de punção. Caso você tenha algum sintoma que acredite estar relacionado ao procedimento anestésico, estabeleça imediato contato com o Anestesiologista ou equipe que te assistiu.

Existe teste para saber se sou alérgico a Anestesia?

Não existe teste específico para alergia que deva ser realizado antes da cirurgia. Durante todo o tempo da sua cirurgia, além dos medicamentos da anestesia, outros fármacos e produtos são utilizados. Na consulta com o Anestesiologista é importante informar qualquer reação que você já tenha apresentado com algum remédio ou qualquer outro produto ao longo de sua vida. Só assim ele poderá evitar reações alérgicas durante sua cirurgia. De qualquer maneira, o médico Anestesiologista está apto para o imediato socorro no caso de reação alérgica.

A Anestesia para cesárea pode fazer mal para o bebê?

A anestesia de escolha para o parto cesárea é a raquianestesia, por ser mais segura para a criança e para a mãe. O anestésico é administrado entre as vértebras da coluna da mãe, junto ao líquor, e sua absorção para a corrente sanguínea é muito baixa, não sendo capaz de intoxicar a criança. Os demais medicamentos são administrados de preferência após o nascimento e não impedem a amamentação

ENTRE EM CONTATO

Tem algo para nos falar?

Copyright © SAHISC – Todos os Direitos Reservados